Palestra 15/07/20

“Por quanto tempo um aluno consegue se manter atento à um vídeo-aula?”

Prof. Dr. Andrei Mayer de Oliveira.

Email para contato: a.mayer@ufsc.br

Graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2010), Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) e Doutorado em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF, 2016). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona disciplinas de Fisiologia Geral e Neurofisiologia. Possui colaborações com grupos de pesquisa de instituições nacionais e internacionais, incluindo UFRJ, Universidade da Califórnia (EUA) e Universidade Autônoma de Madri (ES). Desenvolve linhas de pesquisa dentro de dois grande temas: (1) comportamentos manuais e de uso de ferramentas em primatas não humanos; e (2) neurociência aplicada ao ensino/aprendizado e à divulgação científica. Para isso, utiliza múltiplas abordagens, com técnicas de eletrofisiologia, anatomia e testes comportamentais, em modelo animais (saguis e macacos prego) e humanos. Além disso, desenvolve também atividade de divulgação científica, com foco em materiais de texto produzidos para sites e redes sociais, e videos e transmissões ao vivo no YouTube.

Quando: Quarta-feira dia 15/07/20 as 18:00h.

Local: Em sua casa.

Novo Link para a sala virtual do Google Meet: https://meet.google.com/ank-piva-yxt

Resumo da Palestra:

O ensino por meio de palestras ainda é muito comum em qualquer ambiente educacional e, nos últimos anos, o número de plataformas virtuais, como o YouTube, que fornecem acesso à material audiovisual aumentou substancialmente. Naturalmente, o aprendizado do conteúdo exposto por estes métodos depende da capacidade do público de se manter atento à toda palestra/apresentação. No entanto, há muito tempo sabemos que a nossa capacidade manter atenção em qualquer tarefa é muito limitada. Por este motivo, os lapsos de atenção que acontecem naturalmente no contexto do ensino/aprendizado tem sido debatido há muitos anos. Nesta palestra, o Prof. Andrei Mayer irá expor brevemente os achados neurocientífico mais relevantes dentro desse tema. Afinal, por quanto tempo um aluno consegue se manter atento à uma vídeo-aula: 15, 30 ou 50 min?